AVINA EM NÚMEROS

DEMONSTRAÇOÊS FINANCEIRAS RESUMIDAS
BALANCED SCORECARD
A VOZ DE NOSSOS PARCEIROS
PESQUISA DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO

Opinião dos sócios
(selecionamos os seguintes comentários extraídos da enquete anônima do Ciclo de Aprendizagem):

A AVINA é um espaço que nos fortalece afetivamente e nos dá um sentimento de comunidade, inspirando-nos para seguir adiante, superando e/ou vivendo as dificuldades pessoais, ambientais, sociais e políticas. A AVINA me faz confiar que, com seu estímulo, conseguirei dar minha contribuição.

A AVINA é sempre uma ponte para unir muitos pontos, no sentido de nos conectar e trabalhar de maneira articulada. A AVINA é, sobretudo para mim, o espaço, quase o lar, para respirar, aprender, intercambiar, analisar e carregar as energias para levar adiante os projetos.

O apoio da AVINA nos ajudou a dar um salto enorme no impacto de nossas ações, na qualidade das tarefas cumpridas, na reflexão acerca de nosso trabalho e no fato de nos sentirmos acompanhados com grande eficiência, calor humano e justiça.

Creio que a função da AVINA em nosso país é fundamental para chegar alcançar a uma sociedade mais democrática e sustentável.

Destaco o valor agregado da visão da AVINA no médio prazo; o saber aguardar os processos organizacionais e investir em ações que podem não prosperar por serem de alto risco. Apostar no alcance de resultados coletivos e de incidência, em lugar de ressaltar ações individuais.

No meu caso, se não houvesse aparecido a AVINA, eu me daria por vencida. Gostaria que o grande trabalho realizado pela AVINA fosse mais visível e que se difundissem sua visão e missão de maneira mais ampla.


 

 

 


Sócios compartilham percepções sobre a AVINA

A AVINA colabora com uma comunidade de sócios latino-americanos, cada um deles líder em seu campo de atuação. Seu trabalho se concentra em quatro áreas que são: Equidade, Governabilidade Democrática e Estado de Direito, Desenvolvimento Econômico Sustentável, e Conservação e Gestão de Recursos Naturais. A maioria deles considera que as atividades que realizam com a AVINA estão compreendidas dentro do marco do desenvolvimento econômico sustentável:

Para fortalecer seu trabalho a nível continental, a AVINA oferece aos seus sócios um leque de serviços e amplas oportunidades para se relacionar, intercambiar conhecimentos e definir ações com vistas ao desenvolvimento sustentável da América Latina. Nossos principais aportes são o investimento de nossos recursos e o nosso tempo em serviços para os parceiros, como também a facilitação de ações conjuntas. Por esta razão, se torna fundamental receber freqüentemente retroalimentação transparente de nossos sócios para assegurar que nossas contribuições sejam valiosas para o cumprimento de seus objetivos. Para compilar esta informação, a AVINA envia anualmente uma pesquisa a seus sócios, denominada Ciclo de Aprendizagem. Os resultados deste exercício quantitativo são insumos importantes para o aprimoramento de nossos serviços e prioridades.

Perfil dos sócios

A pesquisa de 2008, realizada pela empresa argentina Perspectivas Sociais, foi feita por amostragem com 600 sócios, dos quais responderam 570, o que equivale a uma taxa de resposta de 95%, com uma margem de erro de aproximadamente 1,26%. 61% dos sócios que responderam são homens e 39% são mulheres. A média de idade é de 46 anos e 94% possuem nível superior.

A pesquisa também revelou que a grande maioria dos sócios trabalha, principalmente, na sociedade civil. Entretanto, ao longo de suas carreiras passaram por outros setores. 96% trabalham ou trabalharam na sociedade civil; e 69% trabalham ou trabalharam no setor privado. 43% trabalharam no setor público e 59% no mundo acadêmico. Não causa surpresa, então, que quase todos os sócios trabalhem em alianças entre múltiplos setores.

Serviços da AVINA

Para catalisar processos com impacto continental e fortalecer os seus sócios, a AVINA oferece um conjunto de serviços que variam segundo as suas necessidades e iniciativas. Em comparação com 2007, observa-se, com pouquíssimas exceções, que os níveis de satisfação com os serviços cresceram ou se mantiveram de um ano para o outro:


Clique sobre a tabela para ampliar

Para averiguar quais são os serviços que nossos sócios mais valorizam, foi solicitado que os ordenassem segundo sua importância. Os quatro serviços mais valorizados foram: apoio financeiro, fortalecimento de redes, fortalecimento de organizações e geração de espaços de reflexão e vinculação. É interessante observar que não existe um predomínio significativo entre os quatro serviços mais valorizados pelos sócios. Assim, a diferença entre o serviço eleito como prioritário, apoio financeiro, não é significativamente superior ao seguinte, fortalecimento a redes. Para AVINA significa que devemos continuar priorizando um leque de serviços de qualidade para nossos sócios.

Impacto

Outra seção de perguntas da pesquisa busca saber quantos sócios estão de acordo com frases ditas por outros sócios. Este ano, 75% (em comparação com os 71% de 2007), dizem estar de acordo que “AVINA é um espaço neutro com a capacidade para conectá-los, transcendendo limites geográficos, e possibilitando ações de maior impacto”. E 79% (em comparação com os 74% de 2007) concordam que “AVINA permitiu que eles participassem em espaços de construção e ação coletiva, e que isto deu transcendência a seu trabalho individual.””

Comunidade de relacionamentos

Os sócios e os aliados da AVINA, destinatários diretos da maior parte de nossas atividades, podem ser agrupados regionalmente da seguinte maneira:

REGIÃO

LÍDERES SÓCIOS
ALIADOS
TOTAL DA
COMUNIDADE
Andina / Mesoamérica
194
797
991
Brasil
172
992
1.164
Cone Sul
334
854
1.188
Grandes Ríos
243
701
944
Continentais
30
791
821
TOTAL
973
4.135
5.108

Aliados: são aquelas pessoas que colaboram ativamente com a rede da AVINA, oferecendo ou recebendo serviços.

Andina / Mesoamérica: Perú, Ecuador,
Colômbia, Mesoamérica
Cone Sul: Argentina, Chile
Grandes Ríos: Uruguai e litoral
Argentino, Paraguai e Bolívia
Continentais: Iniciativas Estratégicas,
Pontes Internacionais, Costas e Água

Evolução da Comunidade

EVOLUÇÃO DA COMUNIDADED
2006
2007
2008
Líderes
934
924
973
Aliados
2.754
3.308
4.135
TOTAL
3.688
4.232
5.108

 


INÍCIO | MENSAGEM DO PRESIDENTE | QUEM SOMOS | ÁREAS ESTRATÉGICAS | ALIANÇAS | INICIATIVAS | GESTÃO INSTITUCIONAL | CREDITOS | CONTATOS
ESPAÑOL | PORTUGUÊS | ENGLISH | PDF IMPRIMÍVEL DO RELATÓRIO ANUAL
© 2009 FUNDACIÓN AVINA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.