AVINA EM NÚMEROS

DEMONSTRAÇOÊS FINANCEIRAS RESUMIDAS
BALANCED SCORECARD
A VOZ DE NOSSOS PARCEIROS
PESQUISA DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO

Fatores que merecem destaques:

Descrição do fator
% Fator 2008
% Fator 2007
Satisfação pelo trabalho
92%
89%
Orgulho de pertencer à AVINA
92%
91%
Cooperação e relacionamento com os colegas
92%
89%
Condições físicas de trabalho e equipe
91%
90%
Objetivos institucionais
90%
83%

Fatores que requerem nossa atenção:

Descrição do fator
% Fator 2008
% Fator
2007
Comunicação ascendente
78%
82%
Responsabilidade social
78%
79%

 

 

Anualmente a AVINA realiza uma pesquisa entre seus colaboradores, o que constitui uma importante oportunidade de diálogo institucional. Em 2008, e pelo segundo ano consecutivo, a pesquisa foi aplicada pelo Grupo Dando, de Costa Rica. Os resultados apresentados são muito promissores: obtivemos uma pontuação superior à do ano anterior e contamos com 95% de participação - índice considerado alto - levando-se em conta que a colaboração com o estudo é voluntária.

Em 2008, a seção referente ao Clima Organizacional alcançou um nível de satisfação médio de 82%; na Gestão de Serviços, obtivemos 80% e na recente incluída seção Estilo de Liderança, chegamos a 82%.

Dos 17 fatores que compõem a seção Clima Organizacional, destacam-se os de Satisfação Laboral, Cooperação e Relacionamento Interpessoal, nos quais nos situamos três pontos acima da pesquisa do ano anterior. Todos os fatores, sem exceção, estiveram acima da média do mercado, que se encontra por volta de 72%. Entretanto, nossa aspiração é obter resultados futuros acima de 80% em todos os fatores que compõem cada uma das três seções.

A seção Gestão de Serviços está composta por sete fatores, dos quais melhoramos em seis e somente em um fator, Responsabilidade Social, obtivemos um resultado inferior ao de 2007. É gratificante constatar, sobretudo, que a satisfação pelo trabalho e orgulho de pertencer à AVINA está no patamar de 92%.

Embora nossos avanços nos deixem muito satisfeitos, ainda há áreas que requerem melhora. Vários dos fatores que receberam pontuações mais baixas estão sendo atendidos por diferentes processos iniciados ao final de 2008, incluindo um novo programa institucional de Responsabilidade Social. Dentre outros compromissos, em 2009 trabalharemos para depurar a comunicação no interior das equipes, analisaremos a forma de melhorar os processos de consulta e participação e desenvolveremos um plano de capacitação para nossa equipe..

Plenária AVINA 2008


Em maio de 2008, na cidade brasileira de Curitiba, a AVINA celebrou pela primeira vez em seus 14 anos de existência, uma reunião em que participaram todos os colaboradores que compõem a organização na América Latina.

Os empregados, que representaram um leque de 14 países, participaram em sessões plenárias e em grupos, onde puderam conhecer e debater os objetivos estratégicos da AVINA para o horizonte de 2012. A experiência também permitiu que a equipe internacional pudesse se conhecer melhor, aprender com os casos de sucesso e receber treinamento para melhor contribuição nas ações prioritárias da organização .



INÍCIO | MENSAGEM DO PRESIDENTE | QUEM SOMOS | ÁREAS ESTRATÉGICAS | ALIANÇAS | INICIATIVAS | GESTÃO INSTITUCIONAL | CREDITOS | CONTATOS
ESPAÑOL | PORTUGUÊS | ENGLISH | PDF IMPRIMÍVEL DO RELATÓRIO ANUAL
© 2009 FUNDACIÓN AVINA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.