Isabella Nunes e Célia Abend, da Casa Daros no Rio de Janeiro, com quem o programa de Bolsas AVINA desenvolveu, em sua segunda edição, uma aliança para a categoria Arte e Sociedade.

 

 

 

 


Iniciativas de Comunicação e Responsabilidade Institucional

Segunda Convocatória de BOLSAS AVINA

A segunda convocatória do programa Bolsas AVINA de Investigação Jornalística para o Desenvolvimento Sustentável da América Latina, iniciada em 2008, recebeu 510 propostas de 770 jornalistas em 24 países. Após um rigoroso processo de seleção, por um júri formado por 12 jornalistas e peritos, foram concedidas 60 bolsas, cujos relatórios serão publicados e divulgados em 2009.

O Programa Bolsas AVINA premia, mediante apoio financeiro e técnico, propostas inovadoras de pesquisa jornalística sobre assuntos relevantes em matéria de desenvolvimento sustentável na América Latina, contribuindo desta forma com os meios de comunicação e os profissionais de imprensa para aprimorar a agenda pública.

Como parte do programa, a AVINA organizou o II Encontro de Pesquisa Jornalística para o Desenvolvimento Sustentável, realizado em Cartagena de Índias, Colômbia, entre os dias 19 e 21 de novembro de 2008. O seminário reuniu os 60 ganhadores da segunda edição do Programa Bolsas AVINA. Como palestrantes participaram Javier Darío Restrepo, réporter colombiano especializado em ética jornalística, e Jaime Abello Banfi, diretor da Fundação Novo Jornalismo Ibero-americano e líder da AVINA.

O Programa Bolsas AVINA conta com o apoio institucional da Fundação Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), Associação de Jornalistas Europeus (APE), Fórum de Jornalismo Argentino (FOPEA), Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Associação Brasileira de Jornalismo de Pesquisa (ABRAJI), Instituto Imprensa e Sociedade (IPYS), Agência de Notícias pelos Direitos da Infância (ANDI), Communication Initiative America Latina (CILA), Aliança de Comunicadores para o Desenvolvimento Sustentável (ComPlus), Reporters d’Espoirs y Knight Center for Journalism in the Americas.

Desde sua criação em 2006, o Programa Bolsas AVINA mobilizou cerca de 1.800 jornalistas de aproximadamente 900 meios de imprensa de América Latina, Europa e Estados Unidos, propondo uma cobertura mais aprofundada em assuntos como comércio justo, negócios inclusivos, mudança climática, transparência, inclusão social, acesso à água, integração da América Latina, artes e educação.

Para mais informação, clicar aquí..

Responsabilidade Social na AVINA

A AVINA tem apoiado a causa da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) na América Latina desde seu início, já que os princípios que regem a RSE estão em total harmonia com aqueles que inspiraram a criação da AVINA. Nas escalas local e continental, nossa fundação vem fomentando, articulando e promovendo diversas iniciativas em associação com seus parceiros. Neste contexto, se destaca a criação do Programa Latinoamericano de Responsabilidade Social Empresarial (PLARSE).

Incentivada por todos estes procedimentos de alto impacto, assim como pelas transformações continentais e pela procura constante de maneiras para aprimorar a qualidade das relações com os formadores de opinião, em 2008, a AVINA iniciou um processo denominado Responsabilidade Social na AVINA (RSA). Esta iniciativa pretende reforçar a condição da AVINA como uma organização socialmente justa, ambientalmente responsável e economicamente relevante, estabelecendo assim um processo de gestão transparente baseado em sistemas e processos integrados.

A AVINA escolheu uma metodologia originalmente composta pelas organizações que desenvolvem localmente o projeto Cluster do Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN), amparado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com diversos sócios. Esta metodologia, adaptada à estrutura da AVINA, conta com cinco fases de desenvolvimento:

1. Sensibilizar e analisar a sustentabilidade
2. Diagnosticar a gestão sustentável da AVINA
3. Elaborar política e planos de ação
4. Implementar ferramentas de gestão
5. Incorporar mecanismos para a gestão da responsabilidade social

Em vista da importância de realizar um diagnóstico para a definição de metas, estratégias e ações, foram criados indicadores específicos para a AVINA, inspirados nos parâmetros que estabelece o Global Reporting Initiative (GRI), os indicadores do Instituto Ethos e os utilizados pelo Instituto Argentino de Responsabilidade Social (IARSE). Os principais objetivos desta etapa, que culminou em 2008, foram: obter informação sobre as práticas atuais de gestão e ouvir propostas para possíveis ações que contribuam para a excelência e a gestão responsável da AVINA.

A AVINA, em 2009, tentará avançar no análise do diagnóstico, fortalecendo e destacando as boas práticas já existentes. Numa segunda fase e, com a colaboração e o compromisso de toda a organização, se dedicará a estabelecer novas formas de relacionamento, gerenciamento e responsabilidade.

 


INÍCIO | MENSAGEM DO PRESIDENTE | QUEM SOMOS | ÁREAS ESTRATÉGICAS | ALIANÇAS | INICIATIVAS | GESTÃO INSTITUCIONAL | CREDITOS | CONTATOS
ESPAÑOL | PORTUGUÊS | ENGLISH | PDF IMPRIMÍVEL DO RELATÓRIO ANUAL
© 2009 FUNDACIÓN AVINA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.